Câmara aprecia mais 44 matérias em sessão ordinária

por adm publicado 29/06/2021 16h30, última modificação 05/07/2021 04h05
A câmara de vereadores de Bacabal apreciou, em sessão ordinária realizada quarta-feira, dia 23 de junho de 2021, mais 44 matérias, entre projetos de decreto legislativo, projetos de lei, requerimentos e indicações, todas de extremo interesse para o povo bacabalense. Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente, vereador Manuel da Concórdia (PDT), assessorado pelo 1º secretário, Professor Markim (PSC) e, pelo 2º secretário, Reginaldo do Posto (PDT).
Câmara aprecia mais 44 matérias em sessão ordinária

O Plenário da Câmara com a Mesa Diretora ao fundo

A Ordem do Dia constou da discussão e  votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2021, de autoria da vereadora Regilda Santos (PL), que dispõe sobre outorgar o Título de Cidadão Bacabalense para o policial militar Klemerson Dantas de Sousa. A outorga foi aprovada por unanimidade e, a vereadora mostrou que Klemerson, além de PM, é Educador Físico e se dedica ao seu esporte preferido, o Jiu Jitsu, sendo praticante há 10 anos, levando o nome da cidade de Bacabal por onde compete. Que, como atleta, vem se destacando com suas inúmeras vitórias, se tornando o primeiro atleta Maranhense a ficar por 02 anos consecutivos em primeiro lugar no ranking Maranhense e, primeiro atleta do interior ser indicado na categoria jiu-jitsu para o Troféu Mirante, representando Bacabal.

De autoria do vereador Reginaldo do Posto (PDT), o Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2021, que dispõe sobre outorgar o Título de Cidadão Bacabalense ao senador da República Weverton Rocha (PDT), foi aprovado com 12 votos e favor e a abstenção do bloco independente. O vereador mostrou que Weverton Rocha Marques de Sousa nasceu em Imperatriz, Maranhão, em 8 de outubro de 1979 e é senador pelo Estado do Maranhão desde 2018. Foi eleito com a maior votação da história do estado, defendendo a bandeira de defesa do trabalhador, desenvolvimento regional e apoio aos municípios. É segundo secretário da Mesa Diretora do Senado e presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) do Maranhão, ao qual é filiado desde os 16 anos e presta relevantes serviços a Bacabal. 

Foram aprovados, também, os pareceres da comissão de legislação, justiça e redação final, favoráveis à aprovação do Projeto de Lei nº 1437/2021, de autoria do vereador Alex Abreu (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada e responsável de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos classificados como aproveitáveis no Município de Bacabal; do Projeto de Lei nº 1444/2021, de autoria da vereadora Nathália Duda (MDB), que assegura a profissionais e alunos, no âmbito das escolas municipais, o direito à instituição, pelo Poder Público, de Programa Educacional de Prevenção à Violência Doméstica – Lei Maria da Penha nas escolas e do Projeto de Lei nº 1451/2021, também de autoria da vereadora Nathália Duda, que dispõe sobre a prioridade das mulheres vítimas de violência doméstica no acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Nacional de Emprego – SINE, no âmbito municipal. 

A vereadora Nathália Duda protocolou na Secretaria da casa o Projeto de Lei n° 1459/2021, que cria o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino. 

Os pareceres e os respectivos projetos foram aprovados sem discussões e por unanimidade. Já o Projeto de Lei nº 1450/2021, de autoria do vereador Venâncio do Peixe (PDT), que dispõe sobre denominar o povoamento urbano existente atrás do Posto de Saúde da Vila Coelho Dias como Vila Santa Elisa, teve a quebra dos interstícios da Lei solicitada pelo vereador Reginaldo do Posto (PDT). O Requerimento e o Projeto de Lei foram aprovados sem discussões e por unanimidade. 

Constaram, também, da Ordem do Dia, os requerimentos nº178, 179, 180, 181, 182 e 183/2021, além da Indicação nº 36/2021, todos de autoria do Vereador Melquíades Neto (MDB), que pedem ao município a urbanização, com pavimentação asfáltica, de todas as ruas que tenham casas construídas nos povoados Bomba, Catucá, Guaraciaba, Palmeiral e São Sebastião dos Pretos e Vila Nova, além da realização de estudos técnicos para a criação imediata de uma escola pública municipal de tempo integral em Bacabal. 

De autoria do vereador Dedê da Tresidela (PSC) tramitou o Requerimento nº 184/2021, que solicita a urbanização com recapeamento asfáltico e construção de bueiro na Rua Santa Catarina, bairro Novo Bacabal. Ele justificou explicando que foi procurado por uma moradora da rua, que relatou pedindo a sua recuperação, por meio da pavimentação, e a construção de um bueiro. Dedê ainda protocolou o Projeto de Lei nº 1458/2021, que dispõe sobre instituição do      reconhecimento do caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas, e permite a celebração de parcerias no Município de Bacaba. 

O vereador Reginaldo do Posto (PDT) é o autor dos requerimentos nº 185 e 186/2021, que sugerem ao prefeito Edvan Brandão de Farias a inclusão da categoria trabalhadora formada pelos Profissionais Trabalhadores do Tribunal de Justiça do Maranhão – fóruns civil e eleitoral Bacabal – Juízes e Serventuários; do Ministério Público – Promotoria de Justiça e Promotoria Eleitoral Bacabal – Promotores e Servidores, e, por extensão, com comunicação para Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subsecção Bacabal, de todos os advogados a ela jurisdicionados, inclusive servidores, se houverem, na relação de profissionais com prioridade de vacinação contra a Covid-19 nos, no âmbito do município de Bacabal, e, imediata reforma da Creche Irmã Bernadete, no Parque São José Operário. 

Por turno, o vereador Maurício Silva (PROS) teve aprovado o Requerimento nº 187/2021, que cobra informações sobre a data da realização do concurso público no município de Bacabal, uma vez que o Projeto de Lei 1.425/2020, sobre a criação de cargos e vagas efetivas, ou seja, do concurso público pela prefeitura de Bacabal, foi aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 12 de agosto de 2020. O parlamentar deu entrada na Secretaria no Projeto de Lei n° 1457/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar, em Bacabal, aplicativo para celular visando o agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames em suas Unidades Básicas de Saúde. 

Os requerimentos nº 188, 189, 201 e 204/2021, de autoria do vereador Serafim Reis (MDB), que sugerem do Poder Executivo a construção de uma academia para a comunidade, de uma praça pública e a pavimentação asfáltica das ruas do povoado São Sebastião dos Pretos, além da melhoria de trafegabilidade, com a recuperação em caráter de urgência, da estrada de acesso a comunidade ao povoado Sobradinho, e do próprio Poder Legislativo a transmissão ao vivo das suas sessões, foram aprovados por unanimidade. 

O vereador Feitosa (Solidariedade), teve aprovados os requerimentos 190 e 191/2021, que  pedem que sejam construídas academias ao ar livre no Residencial Terra do Sol I, II, III, IV e V, e, a duplicação da Avenida Dr. Francisco Dias (Estrada da Bela Vista), no perímetro que compreende o Restaurante do Povo II, na entrada da Vila Frei Solano, até o Residencial Terra do Sol. 

Já o vereador Anderson Viana (PL), após breve discussão com os colegas Serafim Reis, Regilda Santos, Alberto Sobrinho, Professor Gusmão e Alex Abreu, decidiu retirar da Ordem do Dia o Requerimento nº 192/2021, que versava sobre não mais seja concedida a “prerrogativa” de que um integrante da Mesa Diretora, nessa condição, seja o último a falar na Tribuna, fazendo obrigatoriamente a defesa do Executivo Municipal. O liberal também teve rejeitado o Requerimento nº 203/2021, que pretendia convocar, o secretário municipal de administração, Davi Brandão, para prestar esclarecimentos a cerca de todos os convênios celebrados com o município de Bacabal em curso no momento. 

Professor Gusmão (Solidariedade) é o autor dos requerimentos nº 193, 194 e 195/2021, quem têm como tema solicitar informações Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal, ao mesmo em que sugere providências, sobre a constante falta de água na Rua Nunes Pires, no Centro da Cidade; a revitalização, com reforma e ampliação, implantação de parquinho, academia ao ar livre e melhoria na iluminação, da Praça da Liberdade, no Bairro da Cohab III, e, a recuperação asfáltica, bem como uma solução para os problemas dos bueiros de esgotos, que se encontram a abertos, na Rua Frederico Leda. 

Além do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2021, a vereadora Regilda Santos fez tramitar o Projeto de Lei nº 1460/2021, que cria hortas escolares comunitárias nas escolas que integram a rede de ensino do município de Bacabal, e teve aprovados os requerimentos nº 196, 197 e 198/2021, que sugerem o recapeamento asfáltico de todas as ruas da cidade, onde houver necessidade desse serviço; o piçarramento da estrada vicinal que serve ao Povoado Limeira, e, que sejam dispensados os Interstícios da Lei, dando preferência para a discussão e votação, do Projeto de Lei n° 1460 /2021. 

O vereador socialista cristão Professor Markim aprovou os requerimentos nº 199 e 200/2021, que propõem a instituição, com a construção de estrutura física própria, do Memorial Quilombola Piratininga, no povoado Piratininga e a melhoria urbana, com a imediata revitalização asfáltica, da Rua São Joaquim, no bairro Areal. Sobre o memorial arguiu que o povoado de Piratininga já existe a, pelo menos, 350 anos, segundo o levantamento feito, sendo que hoje a população do povoado é constituída de 221 famílias, com cerca de 1.547 habitantes. 

O Requerimento nº 202/2021, de autoria do republicano Alex Abreu, que pretendia convocar o controlador geral do município, advogado Raimundo Neto, para prestar esclarecimentos sobre as obras federais conveniadas em situação de atraso, foi discutido pelos vereadores Serafim Reis e Alex Abreu, e rejeitado com 09 votos contrários. 

Ao todo na sessão foram apreciados 02 projetos de Decreto Legislativo, 04 projetos de Lei, 27 requerimentos e uma 01 Indicação. Fizeram uso da palavra e os vereadores Regilda Santos, Anderson Viana, Maurício Silva, Melquíades Neto, Feitosa, Serafim Reis, Nathália Duda, Valdivan da Bela Vista, Professor Gusmão, Fernando da Lusiana e Alex Abreu. Finalizando os trabalhos o Vice-Presidente Alberto Sobrinho, que assumiu a coordenação dos trabalhos com a saída do Presidente Manuel da Concórdia, agradeceu a participação de todos, agradeceu a Deus pelo momento e declarou encerrada a Sessão.

error while rendering plone.comments