Câmara aprecia mais 21 matérias em sessão ordinária

por adm publicado 08/10/2021 14h09, última modificação 08/10/2021 14h09
Em sua 7ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo realizada ontem, quarta-feira, 06 de outubro, a Câmara Municipal de Bacabal apreciou mais 21 matérias, sendo 03 indicações e 18 requerimentos, todos de extremo interesse para a comunidade.
Câmara aprecia mais 21 matérias em sessão ordinária

A Mesa Diretora da Casa

Foram votados os requerimentos nº 305 e 306/2021, de autoria do vereador Dedê da Tresidela (PSC), que solicitam a execução imediata da reforma e revitalização da Praça São José, a conhecida como Praça do Bolo, e, que sejam executados serviços de piçarramento de todas as ruas da Vila Marinésio. Do vereador Dedê foi apreciada, também, a Indicação nº 47/2021, que solicita do Departamento Municipal de Iluminação Pública de Bacabal a reposição das luminárias, após revisão nos postes, do bairro Mangueira. O Requerimento nº 305 foi subscrito pelo vereador Professor Markim (PSC).

Do vereador Fernando da Lusiana (PDT) foram votados os requerimento nº 307 e 308/2021, que solicitam, respectivamente, que seja feita a recuperação, com piçarramento e implantação de bueiros, na estrada que liga o povoado Fundamento ao povoado Santa Maria, e da estrada que liga o povoado Água Preta ao povoado Bom Jesus.  O Requerimento nº 307 foi subscrito pelo presidente Manuel da Concórdia (PDT) e pelo vereador Professor Gusmão (Solidariedade). O Requerimento nº 308 foi subscrito pelo vereador Venâncio do Peixe PDT).

Do vereador Maurício Silva (PROS) foi votado o Requerimentos nº 309/2021, que solicita o recapeamento asfáltico, e a construção de meios-fios e sarjetas em todas as ruas do bairro Parque Bacabal. Maurício justificou explicando que o recapeamento e a construção de meio-fio e sarjetas, é de extrema importância para toda a população de Bacabal e todos os moradores daquele bairro, sabendo que a realização desse serviço trará melhores condição de tráfego e segurança a todos.

Do vereador Alex Abreu (Republicanos) foram votados os requerimentos nº 310 e 311/2021, que solicitam ao prefeito municipal de Bacabal a construção de uma creche de tempo integral para o Bairro Terra Sol, e que o prefeito encaminhe a Casa Projeto de Lei com finalidade da criação do Programa Social Gás Social. Os dois requerimentos foram subscritos pelos vereadores Anderson Viana (PL) e Manuel da Concórdia.

Do Vereador Professor Markim foram votados os requerimentos nº 314, 315, 316, 317, 318, 319 e 320/2021, e, apreciadas as indicações nº 48 e 49/2021, que pedem, respectivamente, a urbanização, com a revitalização de capeamento asfáltico e reconstrução dos meios fios e sarjetas, das ruas Amazonas e Paraíba, Vila Pedro Brito; a urbanização, com a revitalização de capeamento asfáltico e reconstrução dos meios fios e sarjetas, da Rua Padre Mohana, Centro; a urbanização, com a revitalização de capeamento asfáltico e reconstrução de meios fios e sarjetas, da Rua 12 de Outubro, Centro; a urbanização, com a revitalização de capeamento asfáltico e reconstrução de meios fios e sarjetas, além da recuperação de uma enorme vala que fica próximo a sua confluência com a Rua Gonçalves Dias, da Rua da Forquilha, Centro; a melhoria urbana, com o imediato asfaltamento e a construção de meios fios e sarjetas, de todas as ruas do Parque Bacabal; a urbanização, com a revitalização de capeamento asfáltico e reconstrução de meios fios e sarjetas, da Rua Raimundo Corrêa, no Bairro Ramal; a melhoria urbana, com a imediata revitalização do capeamento asfáltico de suas ruas, assim como a reconstrução dos seus meios fios e sarjetas, do conjunto habitacional Cidade Jardins; que o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão promova a imediata entrega de kits pedagógicos e acervo de literatura maranhense e brasileira às redes estadual e municipal de ensino e promova a imediata instalação de uma Unidade Vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), em Bacabal, com a implantação dos cursos de Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Gerencia de Saúde e Técnico em Agricultura, neste Município. O requerimento nº 319 foi subscrito pelo vereador Alberto Sobrinho (PSC).

Do vereador Professor Gusmão foram votados os requerimentos nº 321 e 322/2021, que pedem para a secretaria municipal de educação, seja traçado um planejamento estratégico para disponibilizar, em 2022, Transporte Escolar (compra ou aluguel), traçando uma rota para atender aos alunos dos Bairros Residencial Terra do Sol, José Lisboa, Novo Bacabal, Residencial Bela Vista e Adjacentes, e, que a mesma secretaria crie e ou adquira, e implante, um sistema/programa operacional online em rede para que os pais e ou responsáveis, alunos, professores e gestores escolares possam acessar os documentos, frequências, boletins, atas finais, histórico escolar, registro de aulas , entre outros, através de ferramentas na internet. O primeiro Requerimento foi subscrito pelos vereadores Venâncio do Peixe, Feitosa, Professor Markim - que também subscreveu o segundo Requerimento, Anderson Viana, e, pelo Presidente manuel da Concórdia.

Todas as proposições foram aprovadas de forma unânime.